O objetivo da terapia floral é o equilíbrio das emoções do paciente. Ou seja, procura diminuir ou eliminar estresse, depressão, pânico, desespero, sentimentos de culpa, cansaço físico ou mental, solidão, tristeza, indecisão, sensibilidade excessiva, ciúmes, ódio, mágoas, todos os tipos de medo, ansiedades e preocupações que uma pessoa esteja sofrendo.
Seleção através de técnicas vibracionais
Muitas pessoas empregam técnicas vibracionais para selecionar essências florais para si mesmas ou para os outros. Tais técnicas incluem vários aparelhos eletrônicos, sensibilidade direta através das mãos ou da ponta dos dedos, radiestesia (teste do pêndulo) e cinesiologia (teste muscular).
Através do contato com um nível profundo e não verbal de consciência, os métodos vibracionais podem sugerir questões e essências que estão ocultas da percepção consciente racional ou, talvez, ajudem a refinar a escolha das essências após a entrevista inicial ou sessão de aconselhamento.
Essas técnicas também são benéficas como processo não verbal de comunicação e podem levar a uma compreensão mais profunda, tanto pelo terapeuta quanto pelo cliente.
Compreender as qualidades das essências florais e as questões da alma humana não requer uma percepção consciente e uma sintonia de coração e mente, usando nossos poderes de observação, discernimento e julgamento. As técnicas vibracionais de seleção são métodos subjetivos, cuja precisão reflete muitíssimo o conhecimento, a habilidade, a experiência, a clareza interior e a sintonia empática que o terapeuta transmite ao processo de seleção.