Tratar a pessoa e não a doença

No período de dois anos, ao descobrir as primeiras essências de florais, Dr. Bach conclui nos seus experimentos com plantas e florais a existência de 12 tipos de caráter básicos que podiam ser descritos através de estados de ânimo positivos e negativos. Encontrou para cada tipo de caráter uma planta que representava as características positivas e negativas da pessoa.

Dr. Bach denominou esses florais como os “Os Doze Curadores”. Ele e seus colegas estavam conscientes da ligação com os 12 meses do ano e com os 12 signos do zodíaco, que os astrólogos acreditam afetar nosso caráter dependendo de nosso mês de nascimento. Estava interessado no aspecto espiritual e fez muitas referências em seus escritos às grandes religiões do mundo. Por exemplo, Cristo escolheu 12 apóstolos para levar avante seu trabalho e isso pode ter influenciado o Dr. Bach na busca dos Doze Curadores.

Para o Dr. Edward Bach, deve-se tratar a personalidade da pessoa e não a doença. A doença seria o resultado do conflito da alma (Eu Superior – a parte mais perfeita do Ser) e da personalidade (Eu Inferior – o que nós somos, no nosso dia-a-dia). Ele dizia: “O sofrimento é mensageiro de uma lição, a alma envia a doença para nos corrigir e nos colocar no nosso caminho novamente. O mal nada mais é do que o bem fora do lugar”.

E aqui é importante ressaltar que não escolhemos essências florais para cuidar das doenças e disfunções físicas ou de seus sintomas, porque os florais não se destinam a curar um sintoma, uma doença específica ou uma disfunção orgânica.

As essências florais tratam as pessoas e não as doenças, elas estimulam o bem- estar geral, fortalecendo e ajudando a resgatar a harmonia interior, o que pode representar uma melhora real da saúde como um todo, incluindo um maior bem-estar físico. Assim, na escolha da essência floral mais indicada, não se leva em consideração o tipo de doença que se traz no corpo físico. Deve-se buscar somente o estado mental, ou seja, como a pessoa sente e vê a vida, e o que lhe cause conflitos ou gere desarmonias ou sofrimento, lembrando sempre que, ao corrigirmos estes padrões negativos de personalidade, nosso corpo encontra um melhor ponto de equilíbrio.

 

Como exemplo, descrevo três situações:

Situação 1 –            Uma pessoa em seu estado negativo, sente medo de tudo, conhece a origem, não compartilha com ninguém, suporta seu temor de forma silenciosa. Vive constantemente na procura da delicadeza que lhe permita perdoar tudo e todos, sendo menos cruel.

A essência MIMULUS, trabalha essas emoções negativas, ajuda essa pessoa a ganhar coragem e encontrar a liberdade através de seu medo, a libertar-se pela fé de amar a vida e ser capaz de sentir simpatia e amor pelos outros. Resgata a coragem para enfrentar os medos e a capacidade de lidar com as fobias.Traz segurança e garra para enfrentar os desafios da vida.

 

Situação 2 –            Uma pessoa em seu estado negativo, sente solidão, impaciência e irritabilidade. É muito rápido ao pensar e realizar uma ou várias tarefas, ao mesmo tempo, e quer que todos que estiverem sob sua gestão, realizem todo trabalho sem hesitação e atraso, faltando paciência no trato com pessoas lentas. Prefere trabalhar e pensar sozinho e tem dificuldade em lidar com os outros. É perfeccionista, impaciente, irritável.

A essência Impatiens, trabalha essas emoções negativas, faz com que essa pessoa viva à procura de delicadeza que lhe permita perdoar os outros, ser menos cruel e mais compreensivo. Dessa forma, sente-se mais sociável, busca palavras certas no trato com as pessoas que estão sob sua responsabilidade, aceita o tempo de cada um, oferecendo ajuda quando achar necessário. Vai de encontro ao equilíbrio e harmonia, tendo calma para compreender e perdoar.

 

Situação 3 –            Uma pessoa em seu estado negativo, possui baixa autoestima, é explorada por todos e é servil. Possui debilidade nas resoluções, tem natureza boa, tornando-se susceptível a influências e ideias alheias. Deixa de cumprir suas metas e objetivos, para contribuir no objetivo de outras pessoas. É amável, está sempre pronta para servir, deixando o desenvolvimento de suas vidas de lado. É consciente do que se passa ao seu redor.

A essência Centaury, faz com que a pessoa supere sua fraqueza, tenha força clara, seja objetiva e busque a direção de seu próprio trabalho. Passa a compreender verdadeiramente sua força interior e senso de igualdade perante os outros. Pode escolher em que momento pode ajudar, sem alardes e por vontade própria.

 

As essências florais podem, assim, fazer parte de um plano abrangente de melhora do estado do corpo físico, enquanto busca cuidar das distorções da personalidade, dos vícios e defeitos, que são as grandes doenças reais do ser humano.

E é importante lembrar que  o  amor  e  a  compaixão,  por  nós  e  pelos  outros, estimulam sempre o nosso curador interno.

Sejam imensamente abençoados!

Carlos Alberto Tonello

(catonello@uol.com.br)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *