Adversidade e superação

 SUPERAAdversidade e superação

“A verdadeira medida de um homem não é como ele se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se mantém em tempos de controvérsia e desafio.”                  –          Martins Luther king Junior

Durante o atendimento, busco fazer com que cada Ser compreenda a importância de olhar para seu interior, principalmente aos bloqueios, traumas, negações e incertezas que estão presos e adormecidos desde o feto.

Falo sobre a forma que encontrei para expurgar lembranças e bloqueios, medo infundável, submissão, rejeição e não aceitação de limites, criando assim preconceitos e distanciando cada vez mais da única forma de ser. Tudo o que impede de viver as experiências como processo único de evolução.

Hoje, procuro ser feliz em essência, não interfiro no livre arbítrio do outro. Escuto o que cada um tem como verdade, comparo com a minha e faço a escolha do caminho a trilhar.

Por dia, fazemos parte de várias peças teatrais. Em cada uma, o sábio universo nos coloca como um personagem, convivendo com seres humanos dos mais diferentes tipos de evolução. Independentemente do papel que nos for confiado, realizamos sempre o melhor, com o objetivo de fazer o espetáculo acontecer, considerando sempre que cada um tem o seu tempo exato e único de evolução.

Cada ser humano representa um Templo de luz sagrada onde habita sua alma. Dentro de cada um existe uma centelha de luz divina, de mesmo tamanho e intensidade, que para mim é a duplicidade e a unicidade com Deus Pai, Filho e Espírito.

Enquanto alma, esta não tem o poder de interferir nas escolhas, ficando assim na dependência do exercício de nosso livre arbítrio.

Por outro lado, Deus fica na espera de nosso chamado, dando força, coragem, persistência, resiliência, para que possamos passar por toda e qualquer adversidade e superação.

Hoje, eu compreendo porque Deus não interfere em nossos dias, nos momentos de incerteza, dor e sofrimento. Quando nos criou, concebeu o Livre Arbítrio e se ele tomar frente de qualquer situação, deixamos de viver naturalmente nosso processo evolutivo.

Aprendi que ao acordar para um novo dia devo fazer minhas escolhas, acionando o botão SIM ou Não. Visualizar um deserto em minha frente ou um oásis.

O NÃO, renego Deus e a minha existência, crio bloqueios e barreiras, frustrações, preconceitos, me isolando de tudo e de todos. Perco valores e oportunidades, me vejo como vítima pelas injustiças e adversidades sofridas. Transfiro minha responsabilidade ao outro, achando que meu problema e sofrimento são sempre maiores. Perco a consciência plena de que sou um Ser único e que ninguém é culpado pelos resultados que vivenciei.

O SIM, agradeço a oportunidade de ali estar, passo a visualizar sonhos e desejos sendo prospectados de forma positiva, através de telas mentais. Digo a este Deus que habita meu interior o quanto sou grato pela vida e entrego em suas mãos meus desejos para que seja materializado no tempo exato, de acordo com o meu merecimento.

Passo a sentir entusiasmo, felicidade, coragem, compreensão e esperança de viver cada dia como único. Faço minhas escolhas por mais simples ou complexas que se apresentam e não me comparo com ninguém.

Somos parte do processo global, na busca constante do resgate de valores e aspectos positivos de cada ser, conscientizando-o de que não deve ficar preso ao passado por pior que tenha sido, pois para a alma não há erros nem acertos, apenas o fluir natural através do amadurecimento individual e coletivo.

Sentir felicidade não está na ausência de problema. Persevere, erre ou acerte e permaneça firme em seu propósito. Tome atitude corajosa, deixe de reclamar da situação, de transferir e julgar o outro, assumindo sua total responsabilidade.

Viva intensamente todos os bons e maus momentos, vença seus pensamentos, temores e sombras, use sua liberdade e capacidade de fazer escolhas. Vivencie os desafios, busque ajuda e solução para o momento, não desista jamais.

Potencialize e fortaleça sua identidade, sorria naturalmente diante de todos os momentos de tensão e dificuldade, elevando o bom humor, a autoestima, a confiança e a perseverança, pois todo ciclo terá fim. Saiba que a adversidade é inevitável na vida de todos e que através de nosso livre arbítrio podemos tê-la como verdadeira aliada em nosso processo único de evolução, aprendizado e amadurecimento.

Exercite diariamente a gratidão, por pior que seja o resultado. Faça o que puder por todos e não espere nada em troca. Se chegar, agradeça e receba de coração aberto. Só assim, passaremos por todos os obstáculos e traremos o equilíbrio e bem-estar em nossa composição humana e espiritual.

Só você pode decidir o melhor caminho a seguir.

“Nosso corpo é apenas um veículo enquanto nossa alma está neste mundo. É a nossa alma e nosso espírito que duram para sempre”          –         Brian Leslie Weiss

 

Carlos Tonello – Terapeuta Holístico

4 thoughts on “Adversidade e superação

  1. Que lindo texto, tio Carlos!
    Inspirador para este momento do ano que gera tanta reflexão sobre o que vivemos e o que ainda iremos viver.
    Obrigada por compartilhar!
    Beijo grande

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *