Sou estudioso e Consultor da arte milenar Chinesa “Feng Shui”. Esta ciência ou arte existe há milhares de anos e busca transformar nossos ambientes “familiar e profissional” num local mais agradável de viver. É considerada uma relação intermediada entre Céu e Terra.
Iniciei meus estudos e trabalhos por volta do ano 2000. Sempre fui fascinado por tudo o que envolve a energia do ser, de objetos, cores, formas e tudo o que pode tornar mais agradável a residência e o local de trabalho.
Há muitos anos, os chineses acreditavam que uma energia chamada Chi era a poderosa força vital que existia dentro de nós e de tudo o que havia na natureza, no equilíbrio dos opostos Yin e Yang e nos cinco elementos (água, madeira, fogo, terra e metal).
Sábio povo oriental, que sempre cuidou da casa como um templo sagrado, o local de sua permanência e do fluxo de energia vital CHI! Essa energia é um dos fatores marcantes na aplicação do Feng Shui, pois, por meio de sua harmonização, passamos a viver numa casa ou local de trabalho saudável.
Os povos antigos acreditavam que antes de construir a casa, tinha que ser muito bem escolhido o local, assim seus habitantes gozariam de saúde, equilíbrio e vida próspera. Infelizmente, essa é uma escolha cada vez mais difícil na atualidade.
No passado, não tínhamos prédios, nem habitávamos o arredor de cemitérios, sobre rio subterrâneo contaminado, rodovia ou via expressa, espaços minúsculos sem luz natural ou sem circulação de energia ou com excesso de energia elétrica, eletrônica e micro ondas, que projetam com a energia SHA doenças e desequilíbrios em todos os setores de nossas vidas.
Na era em que vivemos, há a necessidade de imóveis cada vez menores, prédios em locais perigosos em termos de energia e espaços com ambientes multifuncionais.
O Feng Shui é uma forma de tratar essa energia do local, fornece inúmeras opções de cura e ativação, para que a energia vital CHI circule naturalmente. Optei pela escola do Chapéu Preto que retrata a essência e a energia de todos os seres, animais, objetos e locais. Sobre a planta baixa do imóvel aplica-se o BAGUÁ (octágono), levando-se em consideração a porta de entrada principal.
Mestre Lin Yun, agrupou o conhecimento das escolas tradicionais de Feng Shui e de outras técnicas que incluíam o aspecto psicológico do ser humano e o seu subconsciente. Considerou não só as cores, as formas e os pontos cardeais, mas também a relação psicológica entre o homem e seu ambiente.
Para os chineses a casa é uma projeção de nós mesmos. Ensina que para reequilibrarmos harmoniosamente a energia de nossas vidas, devemos harmonizar o fluxo de energia de todos os ambientes de nossa vivência.
No exato momento em que aplicamos o BAGUÁ sobre a planta baixa do imóvel, centralizamos em nossa mente e em cada Guá todos os itens representativos. Vamos criando em cada área desejos de amor, sorte, saúde, trabalho, prosperidade, criatividade e amizades. Neste momento, tocamos em cada objeto e expressamos nossos desejos, pedindo sempre que seja para nosso bem e de todos os que por ali permanecerem, incluindo a humanidade e o universo.
Quando aplicamos o ensinamento do Feng Shui em nossas vidas, algo de muito bom e positivo acontece. Passamos a olhar para nossa casa ou local de trabalho, como se ali tivesse vida e interagisse com nossa energia. Eliminamos todos os bloqueios e barreiras. No momento em que limpamos e realizamos a manutenção de móveis, objetos, pinturas, reciclamos roupas e itens que estão acumulados e sem uso por muito tempo, abrimos espaço para o novo.
E por que considero o Feng Shui como uma ferramenta quântica? Todos nós temos a consciência plena de que somos um campo de energia e que vivemos no planeta como um imenso imã. Tudo o que faz parte de nossa vida também é energia.
Através de nossos pensamentos criamos telas mentais e nos conectamos com a energia de tudo o que nos envolve, principalmente do universo. No primeiro momento são apenas sonhos que vamos potencializando e, de acordo com a carga positiva que vibramos, com padrões de entusiasmo, alegria, felicidade e completude, temos a sensação de que tudo está vivo em nossa tela mental e, assim, o que era apenas um sonho começa a tomar forma e passamos a sentir em nosso campo de energia a realização.
Por meio da física quântica, projetamos uma nova realidade. Vamos ativando cada área de nossa vida, tocando em objetos representativos e somatizando sonhos e desejos. Dessa forma, ao concluirmos a aplicação do Feng Shui, passamos por uma reorganização física e mental capaz de criar novos caminhos em nossa vida. A sensação é de estarmos em um novo local, bem mais agradável, aconchegante e acolhedor. Sentimos o entusiasmo, a força e a determinação em cada sonho ou desejo.
Somos pura energia e nosso pensamento é muito poderoso. Quando potencializado, são emitidas ondas magnéticas vibracionais, nos conectando ao universo. Passamos a compor nossa tela mental no mundo das realizações, local em que todos os seres também estão desejando e materializando sonhos, desejos e necessidades.
Sensação de completude! Este é o meu mais puro sentimento, ao desenvolver um projeto de harmonização de ambiente, seja residencial ou comercial. Por mais simples que seja uma morada, é possível que o bem-estar e o desejo de permanecer sempre em seu interior sejam uma constante bênção.
Não importa o tamanho, a dificuldade, a forma como se expressa o seu mais puro e verdadeiro desejo, nem o tempo de realização. Não desista jamais de seu sonho!!!
Carlos Tonello – Terapeuta Holístico
Texto publicado no Jornal Saúde & Harmonia – Fev 2018
Sinto que cada vez que coloco minha cama sob a janela, tenho pesadelos e forte dor de cabeça. Tem a ver?
Boa tarde Cristina,
sua cama possui cabeceira alta?
Esta posição da cabeceira da cama sob a janela, faz um processo de desdobramento de energia, somos sugados.
Como cura do Feng Shui, tenha a cabeceira da cama alta, pendure no batente da janela uma bola de cristal facetado ou um filtro dos sonhos.
Se você tiver cortina de tecido pesada (aquela de tecido que representa uma fortaleza ou parede), já estará tratado.
Uma obs. quando você fica nessa posição, seus pés ficam diretamente para a porta de entrada do quarto ou do banheiro?
Se sim, pendure uma bola de cristal facetado ou algum móbile no teto, entre os pés da cama e a porta.
Bom Feng Shui
Carlos Tonello