Florais

Há muitos desequilíbrios que afetam nossa vida e que podem ter origem em relacionamentos distorcidos desde o feto, em algum bloqueio na infância, alguma frustração na adolescência ou em momentos difíceis de encarar a vida, o relacionamento, a sociedade e tudo o que nos cerca na fase adulta.

Uma forma de buscar o equilíbrio é a utilização da essência de flores e plantas, que atuam diretamente em nosso campo de energia e proporcionam nosso equilíbrio, e também o de animais e ambientes.

As flores também têm energias que, ao entrarem em contato com a energia de nosso organismo, mudam sua frequência. Portanto, os florais são energias sutis que ajudam a sintonizar nossa vibração. Essas essências nos ajudam a dissolver crenças e valores negativos, a potencializar nossas qualidades e características positivas que um dia ficaram represadas, a ter consciência de nosso papel, de nossa liberdade e da importância que temos no processo evolutivo neste universo.

As essências florais não se destinam a curar um sintoma, uma doença específica ou uma disfunção orgânica. Elas tratam nossas almas e não as doenças, estimulam nas pessoas o bem-estar geral, fortalecendo-as e ajudando-as a resgatar a harmonia interior – o que representa uma melhora da saúde como um todo. Assim, na escolha da essência floral mais indicada, não se leva em consideração o tipo de doença que se traz no corpo físico. Deve-se buscar somente o estado mental, ou seja, como a pessoa sente e vê a vida, o que lhe causa conflitos ou gera desarmonias.

O uso das essências florais não substitui tratamento médico e não cria qualquer tipo de dependência, também não interfere na utilização de outros medicamentos alopáticos ou tratamentos. O tempo de utilização dos florais também pode variar, uma vez que determinados estados emocionais e somatizações, que se instalaram e se desenvolveram ao longo de anos, precisam de certo tempo para sair de nosso campo de energia.

Eu, Carlos Tonello, utilizo dois sistemas de essências: Bach e Saint Germain. Cada essência floral é indicada para uma diferente emoção, humor ou personalidade, e um floral pode ser composto de uma ou mais essências, tratando, assim, de vários estados de alma.

Veja como funciona uma consulta de Floral

Florais de Bach

Na década de 30, Dr. Edward Bach, descobriu as 38 essências do Floral de Bach e escreveu os fundamentos de sua nova medicina. Conseguiu ver a eficácia no uso das essências e compreendeu a grande ajuda que poderiam dar à humanidade. A terapia floral de Bach tem seus efeitos reconhecidos, desde 1976, pela Organização Mundial de Saúde, sendo considerada por essa organização como Medicina Vibracional.

Dr. Bach ensinou que o equilíbrio surge a partir de uma mudança da consciência, que passa a ser o fator decisivo para o processo de cura. Ao tomarmos as essências que necessitamos para cuidar de nosso conflito mental, temos a consciência do desequilíbrio e garra para superar um vício, uma perda emocional, um problema psicológico etc. Deixamos que a virtude curativa existente no nosso interior promova a saúde e o equilíbrio de nossa energia, prevenindo também a aparição de doenças.

Assim, é de suma importância que seja de conhecimento da pessoa em desequilíbrio todos os seus pontos de fraqueza, insegurança, temores, submissões, individualidades e demais características que envolvem o seu ser, caráter e forma de agir no Universo. Deve-se ter muito claros os desígnios da alma, aceitar o processo evolutivo, as imperfeições, não abandonar as responsabilidades que batem à porta e jamais temer o desconhecido ou querer interferir na evolução de outro ser humano.

Bach escreveu exaustivamente que o propósito dos florais é o de ajudar as pessoas a compreenderem que são responsáveis por sua saúde e bem-estar, e por encontrarem seu lugar neste mundo. Ele escreveu:

“Não há receitas secretas, nem livros com textos detalhados de informação científica a serem estudados. Tudo o que se precisa é um desejo genuíno de compreender como aliviar o sofrimento. Isto pode não ser fácil de aprender, ou adquirir com rapidez, mas é simples em sua essência (…) O paciente do amanhã precisa entender que ele, e somente ele, é que pode dar alívio aos seus sofrimentos, apesar de poder ser aconselhado por um irmão mais velho que lhe dê apoio para alcançar este propósito.”

Florais de Saint Germain

O Floral de Saint Germain é um sistema de floral brasileiro, desenvolvido por Neide Margonari. Suas 87 essências contribuem no equilíbrio de nossos campos de energia e, também, no de animais e ambientes. Essas essências têm como missão ajudar o desenvolvimento da consciência humana, harmonizar os campos mentais e emocionais, e realizar a conexão com nosso Eu Superior.

As essências de flores de Saint Germain são extraídas com as energias da luz Divina e com a presença vibracional da Grande Fraternidade Branca, fraternidade surgida no Antigo Egito e que reúne os Raios de Luz (mestres espirituais, que representam as cores do arco-íris). Um desses mestres, Saint Germain (Sétimo Raio, cor violeta) dá o nome a este sistema Floral.

Cada essência atua em um ou mais raios de luz, potencializados nas mais sutis esferas angelicais, atuando nos chacras, glândulas, órgãos, sistemas, entre outros. Cada essência floral ajuda no desenvolvimento da consciência do Ser, despertando harmonia, equilíbrio, dons e talentos. Com esses florais, criamos em nossa consciência força para atravessar as situações de forma natural, facilidade na escolha do novo e direções a serem seguidas na vida.