O Feng Shui é uma arte chinesa, que existe há mais de 4.000 anos e busca transformar nossos ambientes familiares e profissionais em locais mais agradáveis de viver, com total equilíbrio de energia.
E pensar que esta maravilhosa técnica surgiu na Índia e imigrou para a China!
Os chineses sempre acreditaram que uma energia chamada CHI é a poderosa força vital que existe dentro de nós, em tudo o que há na natureza, no equilíbrio dos opostos YIN e YANG e nos cinco elementos (Água, Madeira, Fogo, Terra e Metal).
O equilíbrio de energia CHI é a forma de proteção contra a influência da energia SHA (energia negativa e nociva).
Linha de estudo
Eu, Carlos Tonello, aplico o Feng Shui de acordo com a Escola do Chapéu Preto, a mais difundida no ocidente, devido à simplicidade de sua aplicação nas áreas de nossa vida. Nela, consideramos não só as cores, as formas e os pontos cardeais, mas também a relação psicológica entre o homem e o ambiente. Essa escola ensina que, para reequilibrarmos harmoniosamente a energia de nossas vidas, devemos harmonizar o fluxo de energia de nossa casa, do local de trabalho e de todos os ambientes de nossa vivência. Para os chineses, a casa é uma projeção de nós mesmos.
O objeto utilizado para posicionamento das áreas é o BA-GUÁ, um objeto de oito lados que, aplicado sobre a planta do imóvel ou de um ambiente, facilita a aplicação do Feng Shui:
Cada lado do BA-GUÁ representa uma determinada área/setor da vida dos moradores: Trabalho, Espiritualidade, Família, Prosperidade, Sucesso, Relacionamento, Criatividade e Amigos. Na parte central, um círculo representa a Saúde.
Com elementos, cores e mudança no posicionamento dos móveis, conseguimos fazer o tratamento de cada uma dessas áreas.
Com um bom Feng Shui, a energia vital flui perfeitamente em todos os ambientes, e moradores e visitantes sentem-se em total harmonia, felicidade e bem estar, vivendo com equilíbrio.
O melhor de tudo é que não há necessidade de grandes mudanças na estrutura e na decoração do imóvel para viver em um local com harmonia.