A Radiestesia é uma prática que começou a ser utilizada há milhares de anos, no Egito, na Grécia e na China, como uma forma de detectar água e minerais subterrâneos, constatando a existência de energia nesses locais. Essa prática foi muito difundida também na França.
Em uma consulta de Radiestesia, pessoal ou de um ambiente, utilizamos essa ciência para detectar todo o desequilíbrio de energia de pessoas e locais, detectando energias nocivas e telúricas (de correntes elétricas; do latim Tellus = terra).
O desequilíbrio energético pode ocorrer pelo local em que vivemos (materiais presentes no subsolo, excesso de água, metais, excesso de equipamentos eletroeletrônicos, torres de alta tensão ou de telefonia móvel, entre outros). Também ocorre por nosso relacionamento com outros seres (através de fatores físicos, emocionais, espirituais, ambientais e mentais), desequilibrando a energia que circula em nossos campos de energia e ao nosso redor.
Em uma consulta de Radiestesia, realizada para uma pessoa ou um ambiente, é utilizada a mesa psicotrônica (composta por um decágono em cobre, tabelas, um gráfico mini-gerador de energia e relógios para medições) e um pêndulo, que indica na mesa psicotrônica os itens em desequilíbrio.
Após identificar os pontos desequilibrados, é realizado o equilíbrio e a harmonização, com pesquisa das essências florais adequadas para o tratamento de cada caso, além da escolha de cristais, aromas, gráficos e cores que colaboram para o equilíbrio dos campos de energia e para a compatibilidade de energia entre pessoas e ambientes.
Associação entre a Radiestesia e o Feng Shui
A Radiestesia e o Feng Shui também podem ser realizados em conjunto. Um exemplo que sempre uso é o de um Teatro. O Feng Shui é representado pela harmonização do cenário, luzes, roupas, música, atores em ação, plateia bem acolhida e feliz, e tudo o que envolve o visual e local. Já a Radiestesia é o bastidor, é quem está atrás das cortinas do palco. É tudo o que envolve o local e que, na maior parte do tempo, não vemos, como o excesso de energia eletroeletrônica, material em decomposição no subsolo, corrente de água em excesso no subsolo, material radioativo, somatizações de energias negativas e tantos outros itens que potencializam o desequilíbrio de nosso campo de energia, nos tornando mais vulneráveis a doenças e a desequilíbrios emocionais, físicos e até espirituais.